Casas participantes

Cada Restaurante se inscreve no Festival Boa Mesa e apresenta um prato que será servido durante todo o período do evento. Conheça os pratos que você vai saborear e um pouco de cada casa.

 

Conheça os “artistas” que vão mexer com todos os seu sentidos
entre os dias 1º de janeiro a 9 de fevereiro de 2016

Festival Boa Mesa

Costela dos Tropeiros

Costela a 12 horas de lenha com barbecue de cerveja artesanal e tubérculos (mandioca, batata e batata doce).

 

A região da Mantiqueira por ter grande abundância de água e ser o caminho da estrada Real virou parada certa para descanso dos tropeiros que preparavam a carne suína, de forma rústica à lenha, transformando-a em uma deliciosa iguaria. Os tempos mudaram e Minas Gerais é considerada “a Bélgica Brasileira” para os amantes da cerveja artesanal e, harmonizando com a Costela, o Agostini preparou um Barbecue de cerveja caseira feita com a pura água de Caxambu.

 

Agostini Restaurante e Pizzaria

Desde 1989 no mercado. Prima pelo bom atendimento e local aconchegante, ótimo para jantar a dois ou em grupo. Trabalha com excelente matéria prima, seja de origem regional ou italiana.

 

Funciona: Domingo a Domingo a partir das 19h

Rua João Constantino número, 48 – Centro – Caxambu
Fone: (35) 3341-2766 e 35-98271914 – Entregas: (35)-3341-2766

 

Responsável pelo prato : Chefe Rodrigo

Responsável pelo estabelecimento : Fernando, sócio/ Gustavo, gerente

Festival Boa Mesa 2016

Delícia de Truta

Bolinho de truta com batata e ovo cozido ao molho de café com vinho e emulsão de batata baroa.

 

A intenção é valorizar a região da Serra da Mantiqueira e do Sul de Minas, conhecida pela produção de trutas de alta qualidade. Casar a truta com o café é uma forma de levar mais adiante nossa vocação, Já que a Avenida Café se define como uma cafeteria que serve também ‘empratados’.

 

Avenida Café

Um local para ver e ser visto! Existe há 18 anos como Cafeteria e Restaurante. Conhecido pelos seus tradicionais doces e salgados! Buscando sempre inovações para atender cada vez melhor. Serve ‘empratados’ e porções também. E no happy hour, cervejas artesanais, vinhos e doses. Sob nova direção desde junho 2015.

 

Funciona: Terça a Domingo das 9h às 22h

Avenida Camilo Soares, 648 – Centro – Caxambu

Fone: (35) 98885-8759

 

Responsável pelo prato : Lucas

Responsável pelo estabelecimento : Rafael Gonçalves e Rachel Mello

Festival Boa Mesa 2016

Surpresa de Minas

Queijo Camembert Cruzília envolvido em massa folhada recheado com frutas secas com opções de geleía de abacaxi com pimenta, abacaxi com hortelã, tangerina com pimenta.

 

É uma ideia simples, porém original, uma receita que há tempos desejávamos desenvolver, pois a mistura de sabores fica perfeita quando se corta. A massa crocante encontra um queijo de sabor marcante com o doce e picante da geléia e a explosão de sabores se evidencia ainda mais com as frutas secas.

 

Bar Fecha Nunca

Há 9 anos funciona onde antigamente era uma sorveteria com fabricação própria de sorvetes e picolés, vale citar o famoso “picolé de tangerina” do Tinho, presente na memória de todo baependiano. Hoje o bar mais famoso da região, com identidade própria é ponto de encontro aos finais de semana para frequentadores de todas as idades. Oferce música ao vivo , cardápio variado, decoração pitoresca e em local charmoso.

 

Funciona: Sexta a Sábado a partir das 19h e Domingo a partir das 17h

Rua Praça Monsenhor Marcos,38 – Centro – Baependi
Fone: (35) 99133-5704

 

Responsável pelo prato: William de Assis

Responsável pelo estabelecimento: Graciele Levenhagen e Willian de Assis

Festival Boa Mesa 2016

WRAP Dêdal

Sanduiche enrolado de massa fina, com recheio de salmão e alcaparras acompanhado de tomate, alface, rúcula e agrião, num molho especial.

 

Opção para os verões da Mantiqueira, teve o recheio adaptado de uma antiga receita de família, trazendo sabor, leveza e saúde no paladar.

 

Café Dê-Dal

A casa surgiu a pedido dos clientes do Petisco que não aguentavam esperar o final de semana chegar para desfrutar da qualidade do serviço e das delícias da Família Dê-Dal. Na primeira oportunidade foi aberto o Café que funciona diariamente em uma das esquinas mais movimentadas da cidade.

 

Funciona: Diariamente de 8h às 23h

Avenida Camilo Soares 692 – Centro – Caxambu
Fone: (35) 99913-2738 e (35) 98827-2738

 

Responsável pelo prato: Alessandra “Lolota” e Nenêm

Responsável pelo estabelecimento: Adriana Cotti

Festival Boa Mesa 2016

Pai & filho

Rosbife marinado na pimenta rosa, com vinagrete de limão e ervas, acompanhado de batata chips sequíssimas.

 

Costume do proprietário, que adora carne, pedir na cozinha um prato para dividir com seu filho Gabriel, que ama batatas, Alessandra “Lolota” que comanda as panelas da casa, criou então esse prato para participar do festival.

 

Chopperia e Petisco Dê-Dal

O chopp gelado da Brahma, a boa conversa e o atendimento alegre e cortês do Dê-Dal, já se transformaram em marca registrada na cidade, dando o toque de excelência na casa comandada pelo “Purga”.

 

Funciona: Quinta a Sábado das 17h às 2h

Rua João Pinheiro 791 A
Fone: (35) 99913-2738

 

Responsável pelo prato : Alessandra “Lolota”

Responsável pelo estabelecimento : “Purga”

Festival Boa Mesa 2016

Taco Loco Sol da Mantiqueira

Feijão vermelho, bacon, calabresa, carne moída, alface, tomate, cebola, decorados com Nachos e molhos Guacamole, Sour Cream e Cheddar Picante.

 

Versão da Mantiqueira para um prato tradicional da culinária mexicana, ideal para compartilhar à beira da piscina e acompanhado de cerveja SOL bem gelada!

 

Espaço de lazer Pingo D’Água

Um aprazível sítio na Estrada Real com complexo de piscinas equipadas com toboágua e brinquedos para as crianças, serviço de bar, lagos para pesca ecológica, campo de futebol, quadra de areia para peteca e vôlei, vestiários, quiosques com churrasqueiras, duchas, playground etc. Diversão para toda a família.

 

Funciona: Terça a Domingo de 10h às 17h (acesso mediante aquisição de ingresso)

Estrada da Glória, 1,5 km após o Centro de Convenções – Caxambu
Fone: (35) 3341-3994 e (35) 3341-9300

facebook.com/Centro-de-Lazer-Pingo-D%C3%81gua-691331757568139/
e-mail: gerencia@hotelcaxambu.com.br

 

Responsável pelo prato : Chef Fernando

Responsável pelo estabelecimento : Noeli Gadbem / Amaro Gadbem

Festival Boa Mesa 2016

Paisagem de Cogumelos

Filé de frango grelhado ao molho de cogumelos, gotas de mostarda e mel escoltado por abobrinhas recheadas e tomate à provençal.

 

Uma homenagem ao cultivo de cogumelos nas montanhas da Mantiqueira de Minas, berço das preciosas águas que abastecem o sudeste. Nesse prato, que une elementos das culinárias Árabe, Mineira e Italiana evocamos o convívio harmonioso de distintas culturas no Brasil.

 

Restaurante Bom Sabor

O restaurante Bom Sabor, desde 2001 se preocupa com a saúde e bem estar de seus clientes, oferecendo produtos de excelente qualidade aliados aos modernos conceitos e exigências do consumidor contemporâneo. Além do sistema self-service por quilo, passa a oferecer também o atendimento à la carte. Atende vegetarianos e veganos, com equipe treinada para informar adequadamente acerca da composição dos pratos.

 

Funciona: Domingo a Domingo de 11:30h às 15h
Em horário especial, a ser divulgado, durante o Festival.

Rua João Pinheiro 400 – Centro – Caxambu
Fone: (35) 3341-2398

f/ bomsaborcaxambu

 

Responsável pelo prato : criação conjunta de toda a equipe da cozinha

Responsável pelo estabelecimento : “Jean Sallum”

Festival Boa Mesa

Rabada na Caneca

Rabada bovina desfiada e purê de batata-baroa, servidos na caneca, acompanhados de shot de pesto de agrião e queijo tipo parmesão d’Alagoa (Cidade da região famosa na produção deste queijo). Sugestão de harmonização: Cachaça Dr. Luizinho, produzida em Caxambu.

 

Desenvolvido de forma inusitada e descontraída, o prato tem como base a tradicional e concorrida rabada com agrião servida toda quinta-feira no Coreto.

 

Restaurante Coreto

Desde 2012 abre diariamente p/ almoço com buffet self-service a quilo, priorizando o uso de produtos orgânicos e regionais. A comida servida no fogão à lenha e preparada com ingredientes frescos é um diferencial, oferecendo opções tanto para consumidores convencionais quanto para aqueles que buscam alternativas vegetarianas.

 

Funciona: Segunda à Sexta de 11h às 15h. Sábados, Domingos e Feriados de 12h às 16h

Praça XVI de Setembro, 59 – Centro – Caxambu
Fone: (35) 3341-6561

f/ restaurantecoreto – e-mail: restaurantecoreto@gmail.com

 

Responsável pelo prato : Gustavo A. Lage “Guta”

Responsável pelo estabelecimento : José Luiz Estoco de Mergulhão

Festival Boa Mesa 2016

Sonho Mineiro

Mandioca frita coberta por queijo gouda Cruzília, crispi de couve e linguiça pura de Pouso Alto flambada na cachaça Dr. Luizinho. Acompanha maionese de limão e maionese de carvão, que dá um toque especial de defumado ao sabor.

 

O prato homenageia os mineiros que não moram mais em Minas. Se perguntarem do que eles mais sentem saudade, certamente dirão que é dos sabores de Minas. Por isso, escolhemos os mais representativos a gastronomia mineira, a linguiça pura de porco, flambada na cachaça Dr. Luizinho produzida em Caxambu , a couve e a mandioca.

 

Restaurante Panela Mineira

O restaurante Panela Mineira é um tradicional restaurante de Caxambu que recentemente passou por uma reforma, transformando-o em um ambiente mais amplo e arejado que conta com área externa coberta, brinquedoteca com monitora e espaço p/ 350 pessoas. Abre para almoço self-service no quilo e à noite a la carte, aos fins de semana, música ao vivo e self-service de Petisco no quilo. Carta de vinhos e carta de cervejas especias e artesanais.

 

Funciona: Domingo à Quinta de 11:30h às 23h. Sextas e Sábados de 11:30h à 1h

Espaço Cláudio Gama Cruz -Rua Caetano Furquim, loja 18/19 – Centro – Caxambu
Fone: (35) 3341-4415, (35) 98707-4415 e (35) 98893-1704

f/ restpanelamineira – e-mail: contato@restaurantepanelamineira.com.br

 

Responsável pelo prato : Alesandro de Mello

Responsável pelo estabelecimento : Keka Oliveira e Alessandra

Festival Boa Mesa 2016

Costela Suína Glaceada no molho de vinho tinto

Costela Suína glaceada em redução de vinho tinto com aceto balsâmico, açúcar mascavo e maçã. Acompanha farofa crocante e arroz branco.

 

Conta-se que, em Caxambu, o famoso biscoito de polvilho levava o nome de enganaquático. Isso por que as pessoas que vinham à Cidade desfrutar das águas minerais eram chamadas de aquáticas e como os biscoitos de polvilho eram usados para enganar a fome, deu-se o nome enganaquático.

 

Supermercado Carrossel

https://www.facebook.com/pages/Carrossel-Supermercados/192596604111324?fref=ts
 

Rua Conselheiro Mayrink, 238 – Centro – Caxambu

Festival Boa Mesa

Reage Brasil

Truta na Taioba com molho de Acerola e Manga.

 

Temos como princípio a auto-sustentabilidade, que conseguimos conquistar em 20 anos. Quando me convidaram para participar do Festival, fiquei procurando no jardim o que poderia usar que fosse característico de nossa região e do nosso País. Ao ver aquele “verde floresta” rodeado da cor dourada só pude dizer: “Reage Brasil”, foi só acrescentar umas flores de borragem ou myosotis para representar o Cruzeiro do Sul e criar um prato saudável, bonito e com uma mensagem de ânimo.

Kiko e Kika Restô

Plantar, colher e executr a alquimia. Há 14 anos em Aiuruoca, o restaurante tem como especialidde a defumação de truta passada de pai para filho através de três geraç~es de franco-irlandeses representados aqui pelo Kiko. Sua esposa, a Kika, é a chef de cozinha que planta, colhe e cria as alquimias servidas em um ambiente encatador, no Canto da Pedra em Aiuruoca. Tudo isso transforma uma refeição em um banquete para os sentidos.

 

Funciona: Sexta e Domingo de 12h às 16h. Sábado de 12h às 17h e sob reserva antecipada – Sexta e Sábado a partir das 19h

Estrada Aiuruoca-Alagoa, km 12 – Aiuruoca
Fone: (35)99927-4853

 

Responsável pelo prato : Chef kika

Responsável pelo estabelecimento : Kika e Kiko


Festins

São festas especialmente preparadas para você nos seis hotéis que participam do Boa Mesa, em Caxambu e Pouso Alto. SAIBA MAIS

Hotel Caxambu

Hotel Lopes

Hotel Serra Verde

Hotel União

Morro Velho Espaço Gourmet

Pousada Águas de Caxambu

FacebookTwitterGoogle+Pinterest